Com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a contabilidade pública vem crescendo muito. Basicamente, esse ramo contábil trabalha com o registro de atos e fatos relativos ao patrimônio público. Isso inclui órgãos de governo, empresas públicas, agências regulamentadoras, fundações, autarquias e sociedades de economia mista.

Ela remete ao conhecimento de receitas e despesas e, além de gerar informações que levem uma empresa a tomar decisões, a contabilidade pública também atua na prestação de contas à sociedade.

Entre as metas do contador público estão identificar os recursos disponíveis para gastos futuros e definir até que ponto podem ser utilizados, observar a capacidade da entidade para prestar serviços e, uma das principais, verificar se a entidade prestou seus serviços à sociedade de maneira eficiente.

É por isso que contadores públicos precisam ter habilidades que se somam ao serviço. Entre elas estão:

– Vasto e diversificado conhecimento
– Domínio do controle público
– Postura ética
– Perfil moderno

Para se tornar um contador público é necessário se especializar. Esse é um dos ramos mais importantes da sociedade atualmente, afinal de contas, a administração dos bens públicos pode definir os rumos de um país.