Se você é um jovem empresário e entrou recentemente para o mundo dos negócios, sabe muito bem que todos os dias surgem novas tecnologias que podem facilitar o seu negócio. Uma delas é o certificado digital, que muitas pessoas já escutaram sobre, mas não conhecem a fundo. É sobre ele que falaremos nesse blogpost.

O que é o Certificado Digital?

É uma identidade digital que tanto uma pessoa física, quanto uma pessoa jurídica podem ter. Essa identidade permite realizar operações na internet com validade jurídica do CPF físico. Além disso, permite o envio e a assinatura de documentos de forma legal, emissão de notas fiscais eletrônicas, transações bancárias, envio de declarações, entre outras atividades.

O que faz o certificado ser válido e seguro, é que dentro dele ficam armazenadas diversas informações como dados pessoais, prazo de renovação, chave pública, número de série, assinatura digital etc. As assinaturas são criptografadas na hora do envio e as informações codificadas, o que aumenta a segurança.

Entendendo o que é um certificado digital, é possível observar qual o seu objetivo: facilitar a rotina fiscal. E essa tecnologia não serve somente para grandes organizações. Muitos MEIs e MEs estão ganhando vantagem ao utilizarem esse serviço, pois a desburocratização dos processos agrega na produtividade do dia a dia.

Existe mais de um tipo de certificado?

Sim, são dois tipos: A1 e A3. Vamos listar as principais características dos dois:

Certificado A1
– Arquivo digital pode ser instalado em várias máquinas simultaneamente
– Instalação rápida
– Possibilidade de acesso a partir de qualquer lugar do mundo
– Possibilidade de integração ao emissor de NF-e
– Facilidade de uso em computadores, celulares e tablets
– Deve ser renovado anualmente
– A senha é solicitada apenas uma vez

Certificado A3
– Validade entre 1 a 3 anos
– Todos precisam digitar senha independente do tipo
– Mais barato em relação ao custo por ano
– É preciso ter o dispositivo móvel (cartão, token ou pen drive) em mãos para uso
– Só pode ser usado em um computador por vez
– Não pode ser integrado ao emissor de NF-e
– Se a senha for bloqueada devido a erros consecutivos é necessário comprar um novo certificado

Agora que você já conhece o certificado digital, pode avaliar se precisa de um e qual o melhor para as suas demandas. No dia a dia, muitas empresas e microempresários usam o certificado digital mesmo em casos em que ele não é obrigatório, pois as vantagens que esse serviço oferece são inúmeras.

Decidiu que deseja um certificado digital? A Contabilidade Souza emite! Entre em contato e vamos conversar. ✅