Os brasileiros estão cada vez mais interessados em investimentos. Segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais — ANBIMA, 44% dos brasileiros já investe e, grande parte dessas pessoas busca alternativas de rendimento além da poupança.

Ainda assim, alguns investimentos causam certo temor. É o caso da compra de ações da Bolsa de Valores, conhecido como um investimento de alto risco.
Mas calma, a prática pode não ser tão complicada quanto parece!

Primeiro passo: estude muito!
Conhecimento e informação são as principais armas para alcançar seus objetivos e investir com segurança. Para investir na bolsa não é diferente!
Busque boas referências, entenda como funciona a dinâmica do mercado de ações e, se possível, procure ajuda de especialistas para orientá-lo na escolha do investimento.

Fique sempre atento ao noticiário de economia e negócios, principalmente se você já comprou ações. Acompanhar o mercado é primordial para quem faz esse tipo de investimento, afinal, qualquer movimento o impacta diretamente.

Tenha metas
Como bom investidor, você já sabe que um investimento só gera bons resultados quando se tem objetivos bem traçados. Essa máxima vale também para investimentos na bolsa.
Ações funcionam muito bem para investimentos a longo prazo e quando dizemos longo, é longo mesmo! Se seu plano é para daqui a 10, 15 anos, você está no caminho certo.

É importante lembrar que metas têm prazo, motivo e valor. Então tenha bem definido o que quer, por que quer, quanto vai custar e até quando pode ir. Dessa forma, você vai encontrar o investimento ideal para que sua meta vire realidade.

Comece com pouco

Quantas vezes você já ouviu falar que “investimento é coisa de rico”? Não é bem assim.
Você sabia que é possível investir na bolsa com menos de 50 reais? Isso mesmo. É possível começar a investir com pouco e, conforme aumente sua renda ou seu salário, pode buscar ações que rendam mais.

Diversifique

Essa é a dica que soluciona o principal medo de quem começa a investir: perder dinheiro.
O raciocínio é mais simples do que você imagina: se você coloca todo o seu dinheiro em uma única ação e ela valoriza, ele multiplica, certo? E se ela despencar?

Por isso, diversificar os investimentos é uma forma de contornar riscos e não perder o investimento. Além disso, você garante rentabilidades diferentes, mas que ainda vão fazê-lo atingir a sua meta.

Conheça seu perfil

Por último e não menos importante, conhecer o seu perfil é essencial para saber se é a hora de aplicar em investimentos de risco. Quando se investe é compreensível a ansiedade para ver o dinheiro render e alcançar a tão sonhada independência financeira, mas, muitas das vezes, não é o momento certo.

Se você ainda não tem segurança e ainda tem dúvidas sobre onde e como investir, entre em contato conosco. Além disso, uma boa contabilidade vai assegurar que os investimentos e sua vida financeira estejam de acordo com a lei e seguros.