Ao longo de 2020, foi possível perceber que a pandemia trouxe diversas consequências para o bolso do brasileiro, seja para pessoas físicas ou jurídicas. Umas dessas mudanças foi o aumento de empreendedores nos últimos meses, principalmente da população feminina, segundo a pesquisa feita pela Me Poupe com a Toluna.

A pesquisa teve como objetivo entender o comportamento feminino no Brasil durante o ano, ouvindo mais de mil homens e mulheres. Apesar dos resultados mostrarem que a população feminina está empreendendo mais, as causas dessa mudança geram algumas reflexões que precisam ser consideradas.

O estudo mostrou que 45% das entrevistadas têm negócios há menos de um ano e 28% há menos de seis meses, enquanto apenas 36% dos homens estão empreendendo há menos de um ano. Além disso, 47% das entrevistadas afirmaram que ganham menos hoje do que no começo da pandemia, já 39% dos homens ganham o mesmo que antes ou até mais.

São dados que geram reflexão sobre igualdade de gênero no mercado de trabalho, pois mais mulheres disseram que já estavam desempregadas e por esse motivo, começaram a empreender. Diferente dos homens, que buscam o empreendedorismo para realizar sonhos, serem livres de chefes ou de empregos ruins.

Para além dos debates de inclusão e igualdade no mercado de trabalho, outro dado é preocupante: 33% das mulheres não possuem CNPJ, ou seja, trabalham informalmente. Além disso, 41% das empreendedoras não sabem o quanto sua empresa fatura. Não saber o retorno do próprio negócio impede de tomar as decisões corretas, dificultando o seu crescimento.

É muito importante ter um CNPJ para que sua empresa seja reconhecida e formalizada, pois, assim como o CPF é a identificação da pessoa física, o CNPJ é a do seu negócio, o que assegura que você não tenha problemas futuros com a justiça e dá a oportunidade de ver seu empreendimento se desenvolver. Além disso, o CNPJ permite a emissão de nota fiscal, a contratação de outros serviços e a facilidade de realizar compras.

Precisa de ajuda com os dados contábeis da sua empresa ou para criar um CNPJ? Conte com a Contabilidade Souza!