Planejar e organizar com antecedência dá muito mais tranquilidade durante o processo de declaração do Imposto de Renda. Para isso, temos umas dicas que podem te auxiliar.

Quando realizar a entrega dos documentos do IR?
O indicado é fazer a declaração logo no início, pois, caso haja alguma inconsistência, você terá mais tempo para resolver, sem necessidade de realizar uma declaração retificadora mais à frente. Além disso, quanto antes for entregue, mais rapidamente receberá a restituição.

Reúna comprovantes ao longo do ano
Separar documentos como pagamentos de planos de saúde, recibos de hospitais, exames laboratoriais, compra e venda de automóvel, imóvel, parcelas de empréstimos e mensalidades escolares, auxilia na hora de fazer a declaração.

Defina qual a declaração mais adequada
Ao longo do ano, após reunir seus documentos, você terá uma ideia sobre seu montante de gastos e poderá escolher a melhor opção para você ou empresa – o modelo simplificado ou completo.
A Receita Federal te informa qual a modalidade mais vantajosa a partir da inserção dos dados cadastrados.

Solucione todas as suas dúvidas
Podem surgir várias questões durante o processo de declaração e solucioná-las ainda em 2020 é a melhor opção. Se você não estiver muito seguro ou não conseguir realizar todos esses procedimentos sozinhos, procure seu contador de confiança.

Ainda tem dúvidas sobre o Imposto de Renda? A Contabilidade Souza pode te ajudar a organizar seus documentos e fazer a declaração de forma correta.