A tecnologia tem impactado diretamente o ensino. Ele se apresenta através de aplicativos, plataformas online, cursos e até mesmo materiais de realidade virtual, juntamente com estratégias para mudar a forma que a educação se desenvolve.

Mas o que são as Edtechs?
“Edtech” é a abreviação de “education technology” (tecnologia educacional), empresas que desenvolvem soluções tecnológicas para a oferta de serviços relacionados à educação.

Quais os setores de atuação?
Tanto nos setores convencionais, como educação básica e superior, quanto em ambientes corporativos e cursos técnicos. O objetivo é tornar o ensino mais eficiente.

Como elas ajudam no processo pedagógico?
As edtechs fornecem soluções criativas e didáticas, com métodos eficazes para os educadores entenderem como os jovens têm se desenvolvido, além de ajudarem na compreensão do aprendizado. Proporcionam também mais acesso à informação para os alunos e através disso aprimoram o desenvolvimento de todos.

Mercado das Edtechs no Brasil
Aqui ainda não são muito conhecidas e há um longo caminho a se percorrer. O sudeste se destaca em relação ao resto do país com 59% das edtechs. São Paulo lidera os números com 35,1% das empresas no segmento, seguido por Minas Gerais com 11,8% e Rio de Janeiro com 9,6%.

As Top 10 empresas no mercado brasileiro
As seguintes têm o maior impacto no país ao fomentar o uso de tecnologia no ensino:
Arco;
Portal Educação;
Samba Tech;
Descomplica;
Alura;
Quero Educação;
Pravaler;
Passei Direto;
Play Kids;
Geekie.

A Internet é uma tecnologia que quebra as barreiras globais e promove uma verdadeira revolução da informação. Hoje, com a ajuda do acesso à internet podemos encontrar dados sobre conteúdos variados e nos comunicar com qualquer um. Na educação, as Edtechs fazem a ponte entre modelos tradicionais e a era da informação para o desenvolvimento de todos.