A quarentena chegou pegando muitas pessoas de surpresa, o que gerou uma mudança de hábitos repentina e sem planejamento! As finanças pessoas talvez sejam as que mais sofreram impacto, pois os hábitos de compra mudaram completamente.
Boa parte da população foi obrigada a deixar o seu emprego ou afastar-se da sua ocupação por tempo indeterminado, o que ocasionou a falta de dinheiro e a busca de outros recursos para manter a qualidade de vida. Já a outra parte não perdeu o emprego, mas necessitou mudar o local de trabalho (home office), o que muda completamente a rotina e a forma de lidar com as compras diárias.
Para esses dois grupos, o planejamento das finanças pessoais pode ser uma ótima forma de se manter estável, evitar gastar desnecessariamente e até iniciar uma pequena poupança para emergências. Você sabe por onde começar?

Comece pelo básico: água, energia e gás
Os serviços essenciais devem continuar funcionando e tentar reduzir ao máximo seu custo já é uma forma de economia. Evite deixar luzes acesas desnecessariamente, tire um dia para lavar tudo que estiver sujo e prefira cozinhar em grandes quantidades. Assim você evita abusar nas contas básicas.

Compras
Prefira alimentos e mantimentos que tenham maior duração e opte por uma compra grande, para um mês ou quinze dias. Assim, é possível economizar e você ainda evita sair de casa.

Contas
No caso dos demais boletos, cartões de crédito etc. Evite gasto desnecessário e tente renegociar os valores com os credores. Explique a situação financeira que todo o país está passando.

Por fim, faça uma planilha de finanças
Ver todo o dinheiro que você possui, assim como todas as despesas que precisa pagar, ajuda a entender qual a sua real situação. Organize seus gastos e sempre que sobrar um dinheiro ao final do mês, deixe na poupança para momentos de emergência.

Organizar as finanças pessoais vai muito além de cuidar do dinheiro! O planejamento financeiro eficiente irá tirar boa parte das suas preocupações diárias, dando espaço para focar em outras questões, como a sua saúde física e emocional.

Conte com a Contabilidade Souza para te ajudar com as finanças!