O número de microempreendedores individuais cresceu muito nos últimos anos no Brasil, como uma alternativa para pequenos empresários formalizarem seus serviços e conseguirem uma renda maior! Os principais setores são o da beleza, construção e vendas.

Mas, se antes a abertura do MEI era uma oportunidade de permanecer estável no mercado, hoje, com a nova crise do coronavírus, pode ter se tornado uma necessidade. E você deve estar se perguntando: Como? Afinal, o faturamento de pequenos negócios tende a cair com a quarentena. Porém, te convidamos a olhar o outro lado da situação!

O desemprego subiu consideravelmente nos últimos meses! Pequenas lojas foram obrigadas a fecharem, empresas mandaram dispensam equipes etc. Consequentemente, a oferta de emprego caiu e não possui previsão para voltar. Nesse cenário, as pessoas precisam se reinventar para conseguirem pagar suas contas e sustentarem suas famílias. Assim, tornar-se MEI pode ser a solução.
Para pessoas físicas, a criatividade é essencial para driblar a crise. É preciso pensar em diversas formas para conseguir a renda básica. Fabricação de máscaras (mesmo com preço popular), prestação de serviços como entregas, alimentação etc, são formas de se manter ativo nesse período e o MEI pode ser um aliado, já que sua manutenção é acessível e está de acordo com a formalidade. Com ele é possível receber uma renda maior sem ficar preso a um local, além de ter assegurado direitos como aposentadoria e auxílio-saúde.

Pequenos negócios também são beneficiados na modalidade MEI, já que podem buscar um faturamento mínimo e garantir a renda necessária para atravessar o momento de crise e manter a microempresa funcionando!

Além desses benefícios, quem é MEI pode receber o auxílio emergencial do governo durante os próximos três meses, feito para ajudar famílias e a manter a economia ativa.

Apesar de ser uma modalidade sem muitas burocracias, a contabilidade faz toda a diferença para o MEI, pois auxilia em:

– Analisar a saúde financeira da empresa
– Evitar erros em declarações
– Auxiliar nos processos de abertura do MEI

Se interessou? Precisa de ajuda?
A Contabilidade Souza te ajuda sem precisar sair de casa!