Se você tem um pequeno negócio ou uma empresa que visa o crescimento, é importante entender o que é o equilíbrio contábil e como calcular. Para começar, você deve ter conhecimento sobre o volume de vendas, porque é através dessa métrica de desempenho que se estabelece uma meta necessária para cobrir os custos e obter lucro.

Esse é o equilíbrio contábil, uma quantidade de vendas que sua empresa precisa ter para cobrir todos os custos variáveis e fixos, para então começar a ter lucro. É quando a receita total é exatamente igual à soma de custos e despesas. A partir desse número, você identifica o quanto precisa vender para bancar as operações sem ter prejuízo.

Para chegar ao equilíbrio contábil é preciso aprender a fazer o seguinte cálculo: despesas fixas para o ano dividido pela margem de contribuição ou porcentagem.

Cálculo
Despesas fixas para o ano ÷ margem de contribuição ou por unidade de produto = receita necessária para igualar os gastos.

Quando você calcula o equilíbrio contábil é possível gerenciar outros aspectos do seu negócio como:

– Orçamentos: determinar os efeitos das alterações nos custos fixos e variáveis.
– Equipe de vendas: tendo o ponto de equilíbrio como meta, os funcionários podem ver os resultados das vendas extras e aumentar o potencial de comissões.
– Estratégia de preços: com o ponto de equilíbrio pode-se avaliar o impacto da alteração dos preços dos produtos no volume de vendas e na lucratividade.

Percebeu o quanto o ponto de equilíbrio é importante? Com ele, sua empresa pode identificar qual caminho deve trilhar para começar a ter mais lucro.

Precisa de ajuda para identificar o equilíbrio contábil do seu negócio? Pode contar com a Contabilidade Souza, entre em contato.