Todas as empresas do Brasil precisam seguir uma legislação que pede um controle periódico da situação contábil da empresa, um registro de movimentações, transações e posições financeiras com a finalidade de averiguar se está tudo indo conforme a lei. Todas essas informações são feitas anualmente ou trimestralmente através da DRE, sigla para Demonstração do Resultado do Exercício. Esse é um documento que resume os resultados não operacionais e operacionais de um determinado período.

É comum que os empreendedores fiquem perdidos ou tenham dúvidas sobre todas essas informações e como elas precisam ser classificadas. Por esse motivo, contratar um profissional contábil pode facilitar todo o processo.

A DRE reúne informações como:
– Despesas
– Indicadores de receitas
– Custos
– Investimentos
– Provisões apuradas

Depois de reunir todas essas informações é possível usá-las de forma inteligente para o crescimento da empresa e criar um planejamento estratégico baseado em dados. Por exemplo, você pode apresentar a DRE junto ao fluxo de caixa para fazer comparativos e sugestões, iniciando uma ação para gerar mais valor ao seu consumidor.

Pensando ainda nessa linha de análise, a DRE pode ter diversas funções que visam a melhora do seu negócio:

Análise vertical da DRE
Essa análise permite que você veja de forma mais clara quais as despesas que estão reduzindo os lucros e intervir de forma inteligente nesse problema para solucioná-lo.

Análise horizontal da DRE
Nesse contexto, a análise serve para entender a redução ou aumento das contas ao longo de um período. Identificando essas contas você pode criar um planejamento para resolver essa questão.

Ainda na DRE é possível ver alguns indicadores de resultado que ajudam a analisar de forma mais estruturada a parte financeira do seu negócio. Os principais são:

Margem operacional: indicador fundamental que mensura a eficiência operacional da empresa, através de um cálculo do resultado operacional e da receita líquida.

Margem de lucro líquida: é um cálculo que mostrará todas as despesas e impostos subtraídos do lucro bruto.

Percebeu como a DRE pode ser importante para o seu negócio? Todas essas informações podem trabalhar juntas para fazer a sua empresa superar os obstáculos e crescer ainda mais. Mas, pode ser complicado reunir os dados e analisá-los de forma estratégica, por esse motivo a ajuda da contabilidade é fundamental.

Se você tem interesse em iniciar essa análise no seu negócio, pode contar com a Contabilidade Souza.