O home office se popularizou nos últimos meses devido à pandemia do novo Coronavírus, ocasionando uma verdadeira transformação no mercado de trabalho. Não podemos negar que essa mudança trouxe um novo olhar para as finanças empresariais.
Quem conseguiu fazer uma implementação eficaz do trabalho remoto se surpreendeu com os resultados e até está cogitando dar continuidade a essa modalidade, não só pela produtividade da equipe, mas pela economia nas finanças que o home office proporcionou. Falaremos de algumas:

Modernização das atividades
Para se adotar o home office é necessário modernizar uma série de atividades para manter o fluxo dos processos funcionando. Com a transformação digital, a automação ganhou espaço em diversas empresas e possibilitou que elas experimentassem mais organização e agilidade no trabalho, diminuindo gastos físicos. Além disso, o processo de recrutamento também se modernizou, sendo possível entrevistar candidatos somente pela internet.

Economia nos gastos variáveis
Com todos trabalhando de casa, houve uma redução drástica nos gastos de luz, água, internet e outros necessários para o funcionamento da empresa. A economia de recursos foi gigantesca, o que foi positivo, pois em um momento de crise economizar é a palavra-chave.

Importante lembrar nesse tópico que a empresa precisa arcar com os custos do home office, mas eles nem se comparam com a infraestrutura de um escritório.

Produtividade
Um ganho que foi surpresa para diversas organizações foi o aumento da produtividade dos funcionários. Muitos empresários ficaram receosos se os colaboradores seriam igualmente produtivos nessa modalidade, mas o resultado foi ótimo. Uma pessoa que trabalha em casa não gasta tempo no transporte, economiza alimentação, diminui o índice de atrasos e fica menos estressada. Isso tudo colabora com o bom desempenho no trabalho e evita gastos ocasionados por erros.

Esses foram os principais tópicos que ajudaram as finanças empresariais nesse momento de pandemia. Agora, é necessário fazer um planejamento para identificar quais serão os altos e baixos do mercado e manter sua empresa funcionando de forma saudável por muito mais tempo.