Os negócios digitais estão se popularizando como forma mais prática de iniciar um empreendimento! Essa mudança de hábito vem de dois principais motivos: o e-commerce possui baixo custo de investimento e manutenção e a migração do público para o digital está cada vez mais sólida.

Se você é um empreendedor que deseja abrir um negócio online, é preciso levar em consideração algumas questões. Existem várias formas de ingressar nesse universo para ganhar dinheiro, confira algumas:

Produtor
Essa é a pessoa que cria conteúdos para serem consumidos na internet. Esses conteúdos podem ter diversos formatos como e-books, podcasts, vídeos, cursos etc. Para se tornar um produtor, é necessário ter conhecimento que seja útil para as pessoas.

Afiliado
Esse é o profissional que divulga o produto de terceiros em troca de comissões. Vem ganhando bastante espaço no mercado, sendo uma profissão bastante divulgada para quem tem influência online, mas não quer criar o próprio conteúdo.

E-commerce
Área conhecida por muitos, o e-commerce nada mais é que o comércio online. Geralmente são lojas virtuais onde disponibilizam seus produtos e entregam na casa do consumidor.

Essas são somente algumas possibilidades. Depois de escolher como deseja atuar, é preciso entender como montar esse negócio digital, pois apesar de ser mais simples que um empreendimento físico, ainda possui alguns processos a serem feitos da maneira correta.

Planeje seus gastos
Todo empreendimento, seja online ou não, envolve gastos e o empreendedor que não se prepara para isso, pode ter dificuldades em chegar nos resultados esperados.
Faça uma planilha com todos os possíveis gastos que você terá com fornecedores, plataformas, ferramentas, funcionários etc. Tenha também um dinheiro de reserva, pois nem sempre as coisas saem como o planejado.

Fique em dia com a documentação
Os documentos variam muito dependendo do tipo do negócio e do estado em que você vive. Mas, alguns são obrigatórios:
-RG e CPF
-Comprovante de endereço
-Se casado(a), certidão de casamento
-Cópia do IPTU ou documento que conste a inscrição imobiliária ou a indicação fiscal do imóvel onde a empresa será instalada.

Tenha como parceira uma contabilidade de confiança
Escolher uma boa empresa de contabilidade é um dos pontos mais importantes para abrir uma empresa, pois será ela que ficará responsável por toda a parte contábil e burocrática do processo.
Antes de iniciar seu negócio, o contador é o responsável para que o empreendimento seja aberto em conformidade com a lei.

Precisa de ajuda com a abertura de um negócio online? Conte com a Contabilidade Souza!