Muitas vezes, quando uma empresa é muito pequena, o empreendedor deixa de realizar algumas questões contábeis por achar que não irá afetar seu negócio. Essa atitude está errada! Não é apenas quando seu empreendimento está crescendo que será necessário buscar uma contabilidade, é preciso investir nessa área desde o início para que não tenha problemas futuros.

Após o puxão de orelha, é hora de se preparar para os trabalhos que uma contabilidade demanda:

**Rotina**
É importante pensar na saúde e efetividade da relação da contabilidade com o seu negócio, que irá depender da rotina e como você organiza suas questões diárias. Muitas vezes, toda a organização contábil da empresa é deixada nas mãos do contador, mas para isso, o empreendedor precisará suprir o profissional de documentos ao longo do mês.

**Organização**
É preciso lembrar de sempre organizar todo o histórico e registro das informações trocadas, além dos lembretes de pagamento. Importante deixar todas as informações concentradas em apenas um só lugar e arquivadas em locais seguros e de fácil acesso.

**Controle de todos os fluxos**
Fluxo de caixa, estoque e outros que sua empresa demanda, precisam estar em dia. Pois, com dados atualizados e disponíveis, a contabilidade pode trabalhar com análises mais detalhadas e realizar um planejamento completo para o crescimento da sua empresa.

**Defina um orçamento anual**
A gestão de orçamentos tem o propósito de antecipar como serão aplicados os recursos de uma empresa em um determinado período, parte muito importante para que a contabilidade possa realizar seu trabalho. O orçamento deve ter os gastos divididos por cada área da empresa, trabalhar com diferentes cenários e prever uma margem de segurança para cobrir possíveis imprevistos.

Agora, só falta chamar uma contabilidade para te ajudar a crescer ainda mais. Você pode contar com os serviços da Contabilidade Souza, inclusive para organizar os tópicos acima!