O sonho de muitas pessoas é trabalhar com aquilo que mais ama. Afinal, quem não quer passar horas do seu dia fazendo algo que gosta? Por isso, muita gente pensa em como o seu hobby pode se transformar em uma profissão e se tornar uma fonte de renda viável.
No entanto, investir nessa possibilidade não é algo tão simples e requer reflexão. Isso porque não são todos os hobbies que têm potencial para se tornar em algo lucrativo, pois eles podem ser atividades que não atraem o interesse de outras pessoas.
Estude o mercado
Para fazer essa transição, conhecer o mercado é essencial para se ter uma boa ideia de como um hobby pode ser lucrativo.
Por exemplo, suponhamos que o seu hobby seja fazer artesanato. É preciso aprender sobre como tornar isso uma fonte de renda: como as pessoas vendem suas peças? Qual a logística para a entrega dos pedidos? Qual tipo de artesanato está em alta e atraindo os compradores? Qual o preço médio cobrado por peça?
Durante essa análise, também é recomendado conversar com outros profissionais que fizeram esse movimento. Pergunte para elas o que as motivou a trabalhar com o seu hobby, quais os desafios encontrados e se suas expectativas foram cumpridas – ou parcialmente cumpridas. Mais importante: verifique se a paixão pelo hobby continua ou se existem frustrações nesse processo.
Torne-se um MEI
Está decidido a investir nesse caminho? Ótimo! Mas como profissionalizar-se corretamente para isso?
A melhor possibilidade é tornar-se um Microempreendedor Individual (MEI). Com isso, você pode emitir notas fiscais para o pagamento dos serviços e regulariza sua atividade, estando em dia com a legislação.
A abertura de MEI também facilita futuros passos da sua atividade. A criação dele dá acesso a produtos e serviços bancários como linha de crédito, permite que seu serviço seja oferecido ao governo e ainda lhe garante direito a benefícios previdenciários como aposentadoria, salário-maternidade e pensão por morte.
Conte com a Contabilidade Souza
Mesmo se tratando dos primeiros passos no mundo dos negócios, quem se torna MEI ainda necessita do auxílio de uma contabilidade. A assessoria contábil auxilia nos processos de abertura de MEI, na análise da saúde financeira da empresa e evita erros em declarações, além de auxiliá-lo em questões envolvendo financeiro e administrativo.
Conte com a Contabilidade Souza para fazer essa transição e iniciar uma nova etapa em sua vida!
Acesse https://contabilidadesouza.com/contato/ e saiba como podemos ajudá-lo.






