Pequenos comércios, padarias, salões de beleza e pequenas lojas também precisam de uma gestão financeira de qualidade e eficaz, o que ajuda na economia e faturamento no final do mês! 

 

É uma realidade das micro e pequenas empresas deixar a parte burocrática de lado. Isso geralmente acontece devido a grande demanda de atividades do dia a dia, além do desconhecimento que o empresário tem sobre contabilidade, o que ocasiona na perda de horas preciosas analisando papéis. 

É importante compreender como funciona o fluxo da sua empresa, os valores de entrada, saída e despesas para identificar qual a realidade do seu negócio e trabalhar em uma gestão que vise o crescimento e lucro. 

Que tal começar agora mesmo? Os primeiros passos são os mais importantes: 

  1. Conheça e anote os seus vencimentos: tenha controle e registro de todos os fornecedores, impostos ou contas de consumo da empresa.
  2. Não misture finanças pessoais com empresariais: pode parecer mais fácil no início, mas mesmo que a empresa seja totalmente sua e todo o dinheiro necessário para o início tenha sido seu, no meio do processo não será mais possível identificar o que é seu e o que é da empresa.
  3. Mantenha o controle de estoque: além dos produtos e materiais disponíveis, o estoque tem dinheiro em bens que influenciam nas finanças atuais e de curto prazo. 
  4. Mantenha seu fluxo de caixa impecável: essa é a base da boa gestão financeira, pois registra todas as entradas e saídas de dinheiro, o que dará suporte ao planejamento financeiro e às análises mensais.

Após esses passos, o controle da sua empresa ocorrerá de forma fácil e será possível planejar o futuro com mais segurança! 

Você já pensou que uma contabilidade pode fazer a diferença no seu negócio? Com ela, você não precisará se preocupar com os processos burocráticos e sobrará mais tempo para gerir a sua empresa!