Mesmo quem está começando um negócio sabe que ter o controle adequado da movimentação financeira é fundamental. É necessário acompanhar informações ligadas ao faturamento, despesas, vendas e compras de novos produtos para ter a exata noção da saúde financeira do seu empreendimento.
Normalmente, essas informações são registradas em livros contábeis, sendo que alguns deles são obrigatórios por lei e precisam de um contador para serem devidamente escriturados.
Um dos mais conhecidos é o Livro Caixa. Nele, são registradas todas as operações ligadas à entrada e saída de dinheiro de um empreendimento.
Entenda mais sobre sua importância no texto abaixo.
Informações do livro
É obrigatório que empresas que se enquadrem no regime tributário Simples Nacional, com uma receita bruta anual de R$ 4,8 milhões, tenham um Livro Caixa. Porém, é recomendado que companhias de qualquer porte o tenham, já que ele faz o devido controle dos fluxos monetários do empreendimento.
A escritura do livro será feita com o registro de todas as entradas e saídas financeiras realizadas, assim como os de recebimentos, pagamentos e outras atividades. Ele também deve incluir outras informações, como data, histórico e saldo total da movimentação.
Além do controle financeiro, a presença do Livro Caixa permite realizar um melhor planejamento. O detalhamento dos dados permite que o gestor tenha uma perspectiva de quais serão seus próximos passos, compreendendo onde ele deve investir mais ou em qual setor é necessário o corte de gastos.
Outra vantagem importante é que isso reduz os riscos do Fisco aplicar multas por causa de irregularidades, garantindo que toda a operação é feita conforme a legislação vigente.
Escrituração
Existem três partes principais para realizar a escrituração do Livro Caixa. A primeira etapa é o Termo de Abertura, referente à parte inicial do livro. Nele, está registrado a finalidade do documento, o nome da empresa, seu CNPJ e o endereço completo. Também é necessário informar o número de folhas, a data e o gestor responsável deve assinar o documento.
Em seguida, vêm as Folhas de Escrituração, onde devem ser anotadas os valores referentes às entradas e saídas de capital. Esse registro deve ser feito de forma individual com a respectiva data da operação.
Por fim, há o Termo de Encerramento. Nesta página, são reafirmadas todas as informações inscritas no Termo de Abertura, havendo novamente a data e a assinatura do gestor responsável.
Fique atento: todas as páginas do livro devem ser numeradas e não podem haver linhas em branco nem rasuras. Também é indispensável a presença dos termos de abertura e fechamento.
Conte com a Contabilidade Souza
Mesmo empresas individuais e de pequeno porte podem se beneficiar da presença de um profissional contábil para se responsabilizar pela escrituração do Livro Caixa. Eles garantem a realização desse processo sem erros e dentro da lei, de forma que você não precise se preocupar com irregularidades ou uma saúde financeira instável.
A Contabilidade Souza dispõe de profissionais qualificados que podem auxiliar o seu negócio nesse processo. Acesse https://contabilidadesouza.com/contabilidade/ e converse conosco sobre suas necessidades.






